O escritório londrino McDowell+Benedetti anunciou recentemente o início das obras de uma ponte de pedestres de 180 metros de extensão e da renovação da estação de trens de Terni, Itália. Futuro ícone para a cidade, o projeto de 3,5 milhões de libras esterlinas promete atuar como um nodal de transporte expandido, com conexões diretas para Roma através de trens de alta velocidade. Mais detalhes a seguir.
O priojeto de McDowell+Benedetti foi o vencedor de um concurso internacional realizado em 2012. Entre suas características mais notáveis está uma torre de três apoios de 60 metros de altura, com dois anéis que conectam os tirantes que possibilitam os 120 metro de vão livre da ponte. Essa torre se tornará um elemento de identidade da estação, podendo ser vista a partir do centro histórico da cidade, do anel viário e dos montes Apeninos.
A forma e os materiais da ponte derivam do contexto local e estão ligados à história de Terni, cidade conhecida pela produção de aço. O deck e o guarda-corpo de madeira proporcionam um contraste agradável em relação ao aço da estrutura. Iluminada à noite, a torre se transformará em um ícone dramático na paisagem, elevando-se muito acima da silhueta levemente curvada da ponte.
Além da ponte de pedestres, a proposta inclui significantes melhorias nas instalações atuais da estação. Para melhorar a experiência do passageiro na estação o projeto incorpora uma conexão peatonal até a ponte, além de circulações mais preparadas para o fluxo intenso de viajantes.
O projeto tem conclusão prevista para o próximo ano.
Arquitetos
Localização
Terni, 05100 Terni, ItáliaArquiteto responsável
McDowell+BenedettiEscritório Parceiro
Ottone Pignatti Studio AssociatoConsultoria estrutural
Konrad Xuereb / Arup (Fase 1) + Manfroni Engineering Workshop (Fase 2)Engenharia mecânica e elétrica
Omega SrlSupervisor de quantitativos
Arch. Andrea CaloSupervisor de planejamento
3d ProgettiAno do projeto
2015Fotografias